LOW CARB REALMENTE FUNCIONA?

Saiba quais são os hábitos que prejudicam a dieta


Cortar carboidratos emagrece e tem benefícios como controlar a glicose e o apetite e reduzir a retenção de líquido no corpo

Low Carb; significa "Baixo Carboidrato", são dietas que restringem o consumo de carboidratos, que encerram diferentes restrições a quantidade e o tipo dos alimentos. A nutricionista Ethel Souza, explica que, a dieta low carb, a ingestão diária deve permanecer entre abaixo dos 20% do total de calorias ingeridas diariamente.



Quais as vantagens?


Ethel Souza lista uma série de vantagens da dieta low carb, mas o mais significativo tem a ver com o controle da glicose sanguínea. Isso porque o carboidrato é o nutriente que mais rapidamente se transforma em glicose, o que acaba levando à fome pouco tempo após a refeição.

Isso tem efeito direto também no principal objetivo de muita gente que procura por esse método: o emagrecimento. Ele acontece porque a dieta low carb controla as oscilações da glicemia, estimulando maior queima de gordura corporal para fornecimento de energia ao organismo. Além disso, há o controle da fome associado à redução da ingestão calórica. E mais: o baixo consumo de carboidratos leva a uma redução drástica na liberação de insulina, o que significa uma maior mobilização dos estoques de gordura para serem utilizados como fonte de energia.

Os efeitos não param por aí. A dieta low carb também reduz a retenção de líquidos no corpo. Cada grama de glicogênio – nosso estoque de glicose no corpo – retém aproximadamente três gramas de água, o que ajuda a explicar por que é comum ganhar peso após o consumo de pães e massas. Com as dietas low carb, como não há carboidrato para repor os estoques de glicogênio no fígado, o excesso de líquido é eliminado nos primeiros dias da dieta através da urina. Além disso, a digestão de proteínas exige muito mais energia do corpo do que a quebra dos carboidratos. Como resultado dessa ação, há uma aceleração do metabolismo como resposta ao aumento do consumo de proteínas.




Indicação e contraindicações



A nutricionista Ethel Souza recomenda a dieta low carb para indivíduos com resistência insulínica e/ou intolerância a glicose, além dos que consomem excessivamente doces, têm excesso de peso e apresentam alta ingestão calórica e de carboidratos. Por outro lado, indivíduos diabéticos, portadores de doenças cardiovasculares, que apresentam litíase biliar e hipercolesterolemia não devem adotar o método.

Mesmo os que não possuem contraindicações devem primeiro buscar orientação de um nutricionista e só depois começar qualquer dieta, seja ela low carb ou não. Mas para quem quer entender como começar uma dieta como essa, Ethel recomenda adotar na alimentação frutas de baixo índice de carboidrato – o que não exclui a possibilidade de consumir outras frutas, dependendo do estágio da dieta – e leguminosas que possuem um tipo de carboidrato, os oligossacarídeos, que não são absorvidos pelo organismo.

– Entre as frutas, recomendo coco, abacate, limão, blueberries, morangos, goiaba, kiwi, framboesa, ameixa, maracujá, acerola e caju. Já no caso das leguminosas, feijão, ervilha, lentilha e grão de bico também podem ser incluídos na dieta low carb, pois são fontes de proteínas vegetal – exemplifica.



Não faça dieta Low Carb sem antes ler isso



Postagens mais visitadas deste blog

Retorno garantido e pago

Em adaptação e continuidade