Limpar a casa por dez minutos é suficiente para perder peso

Quem se exercita é mais magro e tem colesterol reduzido, diz estudo

Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images
Por Renata Demôro


A falta de tempo não é mais desculpa para não se exercitar. De acordo com um estudo da Universidade de Boston, dez minutos de exercícios é tudo que você precisa para ver a diferença na balança e saúde. E isso não significa que você precisa fazer matrícula na academia mais próxima. Fazer faxina na casa ou ir a pé para o trabalho já são suficientes para ajudar a emagrecer e reduzir as taxas de colesterol. Segundo os pesquisadores, cortar grama e pescar ainda podem reduzir o risco cardíaco.

Exercícios de curta duração causam impacto positivo na saúdePara chegar a estas conclusões, os pesquisadores analisaram mais de 2.100 voluntários enquanto praticavam exercícios. Entre eles, mais da metade estava acima do peso. Eles usaram um aparelho chamado acelerômetro, que permitiu acompanhar toda a evolução da atividade. Os resultados mostraram que, em comparação àqueles que não praticaram nenhum tipo de exercício, todos os que praticaram atividades curtas apresentaram menor peso e colesterol reduzido. Entre as atividades estão caminhada, faxina, natação, limpeza da garagem e outras práticas do dia a dia. 

Clique aqui e calcule o seu IMC

A atividade física de curta duração também representou impacto positivo sobre os fatores cardiovasculares nas mulheres, prevenindo doenças do coração. Nos homens ele também existe, mas em menor escala. De forma geral, praticar dez minutos de atividades intensas produziu os mesmos efeitos benéficos sobre a saúde e o peso dos voluntários quando em comparação a exercícios de longa duração.

Recomendação semanal de atividade física não foi alterada

Para os cientistas, o estudo pode funcionar como um incentivo para quem acredita que não tem tempo suficiente para praticar exercícios. Apesar da descoberta, a recomendação dos especialistas continua sendo de duas horas e trinta minutos de exercícios por semana para homens e mulheres.

Postagens mais visitadas deste blog

Retorno garantido e pago

Em adaptação e continuidade